São Paulo de Fato - As principais notícias do Brasil e do Mundo

Sabado, 06 de Junho de 2026
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Geral

O QUE NÓS MERECEMOS

O comodismo faz parte do nosso medo ou preguiça

Ibrahim Issa
Por Ibrahim Issa
O QUE NÓS MERECEMOS
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

  Ora, um dos malfeitores que tinham sido suspensos blasfemava-o dizendo: “Não és tu o Messias” Salva-te a ti mesmo e a nós”. O outro, porém, em resposta, retorquiu-lhe dizendo: “Nem sequer temes a Deus, tu que te encontras no mesmo suplicio? Quanto a nós, aqui estamos com justiça, porque recebemos o que mereciam as nossas ações, mas este nada praticou de incorreto”. E acrescentou: “Jesus, lembra-te de mim, quando vieres na aureola de tua realeza”. E jesus a ele: “Em verdade te digo: Hoje estarás comigo no paraíso”.   Dimas é o nome tirado dos textos apócrifos e dado ao “bom ladrão” e Gestas, que quer dizer “proeza”, é o de seu irmão que blasfemou. Dimas, cujo significado é “pôr-do-sol” é considerado o primeiro santo cristão o que nos faz perguntar: santo ladrão? Isto sem considerar que os dois, além de salteadores eram guerreiros zelotes junto com Judas e Barrabás que quer dizer “filho do pai”.  A tradição o coloca (Dimas) à direita de Jesus no paraíso, outros nada mencionam sobre isso, mas, deixemos para lá, porque isto não é tão importante no momento, quanto os ensinamentos que podemos tirar desta história. Vamos ao que de fato nos interessa: Se nós nos encontramos num suplicio, isto é, se nós vivemos neste planeta em sofrimento é porque estamos recebendo o que mereceram nossas ações dentro da Lei de causa e efeito. Mas, de modo algum estamos abandonados à sorte. Sempre temos o amparo divino apesar de nossas imperfeiçoes. Só tem um problema: enquanto não fizermos como o “bom ladrão”, isto é, reconhecermos que somos responsáveis por nossos atos e que por isto colhemos o que plantamos, e que também nos arrependermos de nossas faltas e procurar não errar mais, fica difícil para boa espiritualidade nos guiar até nosso querido Pai Eterno, mas dentro de nosso limitado conhecimento e ilimitado egoísmo, preferimos jogar a responsabilidade dos maus, mas note bem: só dos maus acontecimentos em nossa vida nos ombros do nosso próximo, ou do diabo, e até mesmo nos de Deus.   “Nós temos o que merecemos. Não temes a Deus?” são as palavras do “bom ladrão” que completou pedindo o amparo àquele que atende a todos sem distinção, alcançando de imediato a promessa da salvação. Veja bem, a promessa e não a salvação porque não existe arrependimento sem reparação e só depois desta é que conseguiremos nos reerguer.  Ensinam alguns que basta se arrepender para alcançar a graça da libertação o que cai em desencontro com a justiça de Deus, pois sendo assim, não precisaremos colher o fruto do nosso plantio, o que não é verdade. E nós? Buscamos a remissão de nossas faltas através de ajustes em nosso delito? Muito pelo contrario, culpamos o destino pelos infortúnios da vida; maldizemos nosso próximo pelos sofrimentos merecidos que nos atingem e afligem.   
Não dizemos isto para que simplesmente nos acomodemos com as situações agarrados à desculpa de que o que tem de acontecer acontecerá. Não! Não! O comodismo faz parte do nosso medo ou preguiça, talvez os dois, de encararmos a vida e de tentarmos mudar as más ações de ontem em boa colheita hoje e amanhã. O bom cristão lutará sempre para melhorar-se. Não com armas de guerra, mas com as armas do amor e do reconhecimento de nossas limitações; com as armas do esforço próprio, da boa vontade de renovarmos cada vez mais o nosso intimo.  
A verticalização do nosso espirito não se dará com a indolência, com o fanatismo religioso, com a malfadada culpa do destino ou com a intolerância da própria vida. Ela se dará, única e exclusivamente, voltamos a repetir, com o amor que plantarmos tanto no nosso campo de semeadura, como nos campos alheios. “Em verdade vos digo que hoje mesmo estarás comigo no paraíso” é a resposta do Mestre amado a todos aqueles que reconhecerem suas responsabilidades e que O procurarem com sincero sentimento de arrependimento. Dessa forma, não nos faltará oportunidades de repararmos nossos erros e alcançarmos a prometida felicidade a nos reservada e que, tanto ontem como hoje, se não a alcançamos, é porque ainda não a merecemos.                                                          

Comentários:
Ibrahim Issa

Publicado por:

Ibrahim Issa

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!