Critério definiu pela primeira vez a classificação de uma seleção e salvou os asiáticos da eliminação precoce (Foto: Ueslei Marcelino, Reuters/Reprodução)
A Polônia venceu, por 1 a 0, o Japão em partida válida pela última rodada do Grupo H, na Copa do Mundo Rússia 2010, nesta quinta (28), em Volgogrado. Como já estava eliminada, a vitória polonesa apenas serviu para embolar a chave, contudo, os samurais azuis conseguiram se classificar mesmo com a derrota e por um critério bem curioso: a disciplina.
O Japão, que precisava da vitória para se classificar, tentou ir para cima logo nos primeiros minutos. Aos 12' Nagatomo cruzou e Okazaki cabeceou com perigo, mas a bola desviou na zaga polonesa e, equivocadamente, o árbitro assinalou tiro de meta. No lance seguinte, Muto acertou um forte chute no canto e obrigou Fabianski a se esticar todo para defender.
A pressão japonesa continuava. G. Sakai, aos 15 minutos, recebeu e chutou da meia-lua e Fabianski encaixa a bola com tranquilidade. O Japão colocava muita velocidade pelas pontas e dificultava a marcação polaca. O time polonês pouco fazia e criava, explorando sobretudo os contra - ataques.
A primeira chegada foi apenas após os 31'. Em cruzamento dentro da área, Grosicki tocou no canto e Kawashima fez uma das melhores defesas desta Copa do Mundo, livrando os asiáticos de tomar o gol.
O Japão ainda chegou mais uma vez antes do fim do primeiro tempo. Usami chutou cruzado e Fabianski faz outra defesa difícil. No rebote, a zaga polonesa pegou o rebote e afastou de qualquer jeito, aos 34. Com os resultados daquele momento, os japoneses estavam se classificando.
Na segunda etapa a Polônia foi mais para o ataque. Grosicki, sempre ele, aos 7 minutos, cruzou rasteiro para Lewandowski, mas Kawashima saiu do gol para defender a bola. O jogo era bem melhor que no primeiro tempo. Os poloneses jogavam pela honra, enquanto os japoneses queriam um gol para garantir a vaga.
Com vontade e aproveitando a correria do Japão, a Polônia conseguiu chegar ao gol. Kurzawa cobrou falta na área e Bednarek acertou um belo chute de primeira com o pé direito e colocou a bola no fundo do gol, aos 14 minutos. Neste momento algo incrível acontecia, pois a seleção japonesa estava se classificando no critério disciplina.
O Japão foi para o ataque com tudo. Inui chegou à linha de fundo cortou para o meio e cruzou muito forte e a bola foi para fora., mostrando o desespero da equipe. A torcida estava com um olho no jogo e outro no celular, torcendo para o Senegal não empatar.
Aos 28 minutos, Grosicki partiu em um contra-ataque perigoso e lançou para Lewandowski que, sozinho, conseguiu chutar para fora, perdendo a oportunidade de ampliar o placar e eliminar o Japão, já que os asiáticos ficariam com menos saldo que Senegal, que perdia na outra partida.
Na última chance da partida, com 35 jogados, Makino, após cruzamento na área, quase mandou para o próprio gol, mas Kawashima fez mais uma grande defesa. No fim do jogo, os atletas japoneses ficaram em campo esperando o duelo entre Senegal e Colômbia acabar para comemorar a classificação às oitavas.
Agora, os japoneses esperam o resultado entre Inglaterra e Bélgica para saber quem enfrentará, já que joga contra o primeiro do Grupo G, enquanto que a Colômbia pega o segundo colocado dessa chave.
FICHA TÉCNICA
JAPÃO 0 X 1 POLÔNIA (3ª Rodada do Grupo H)
DATA: 28/06/2018.
HORÁRIO: às 11h (Brasília).
ESTÁDIO: Arena Volgogrado, em Volgogrado – Rússia.
PÚBLICO: 42.189.
ARBITRAGEM: Árbitro – Janny Sikazwe (Zambia); Auxiliares – Jerson Dos Santos (Argélia) e Zakhele (África do Sul); 4º Árbitro – Ricardo Montero (Costa Rica).
GOLS: 2º TEMPO – Bednarek (POL) aos 14’.
CARTÕES AMARELOS: Makino (JAP)
CARTÕES VERMELHOS: nenhum.
JAPÃO : Kawashima; H. Sakai, Yoshida, Makino e Nagatomo; Yamaguchi, Shibasaki, G. Sakai, Okazaki (Osako) e Usami (Inui); Muto (Hasebe). Técnico: Akira Nishino.
POLÔNIA: Fabianski; Bereszynsk, Glik, Bednarek e Jedrzejczyk; Góralski, Krychowiak, Grosicki, Zielinski (Teodorczyk) e Kurzawa (Peszko); Lewandowski. Técnico: Adam Nawalka.
AVALIAÇÕES: Hugo Pereira (Ruim/Regular/Bom – Melhor/Pior da Partida)
JAPÃO
Kawashima (Bom) / H. Sakai (Regular), Yoshida (Bom), Makino (Ruim – Pior da partida) e Nagatomo (Ruim); Yamaguchi (Bom), Shibasaki (Regular), G. Sakai (Regular), Okazaki (Bom) e Usami (Ruim); Muto (Regular).
Substituições: Osako (Regular) / Inui (Ruim) / Hasebe (Regular).
Técnico: Akira Nishino (Regular).
POLÔNIA
Fabianski (Bom) / Bereszynsk (Regular), Glik (Regular), Bednarek (Bom – Melhor da partida) e Jedrzejczyk (Bom); Góralski (Bom), Krychowiak (Bom), Grosicki (Regular), Zielinski (Regular) e Kurzawa (Ruim); Lewandowski (Regular).
Substituições: Teodorczyk (Regular) / Peszko (Regular).
Técnico: Adam Nawalka (Regular).
Comentários: