Adicione nosso site às suas fontes preferidas para acompanhar nossas notícias. 📰
Agência de Saúde da ONU divulgou nesta semana nova revisão do relatório que classifica os tipos de doenças e condições biológicas do seres humanos
Para a Organização Mundial da Saúde a transexualidade não é mais considerada uma doença mental. É o que afirma um novo relatório da entidade internacional divulgado nesta segunda (19) quando foi anunciada a 11ª Classificação Internacional de Doenças (CID).
A nova revisão não define mais indivíduos transexuais como doentes mentais, no entanto, o documento trás também uma nova categoria, denominada de “saúde sexual”, para que sejam inclusos transexuais e os devidos cuidados e intervenções de saúde que essa categoria de pessoas deve ter.
De acordo com a OMS, a nova descrição é para tirar a transexualidade dos chamados “distúrbios mentais”, para que não se justifiquem argumentos de que tal condição possa ser curada e desrespeitando a diversidade sexual.
Apesar de entrar em vigor apenas em 1º de janeiro de 2022, a nova edição da CID foi anunciada em 2000 e atualizada para o século 21. Para a OMS, o documento serve para refletir avanços críticos na ciência e na medicina, além de ser mais fácil de ser implementada, sobretudo em locais com poucos recursos na sociedade.
No geral, a CID se trata de um “mapa da condição humana”, que elenca os fatores biológicos da vida humana, desde o seu nascimento até a morte, o que inclui qualquer ferimento ou doença em vida que pode levar a óbito uma pessoa.