Aguarde, carregando...

Domingo, 27 de Setembro 2026
Política

Comissão debate fim do monopólio da Casa da Moeda na produção de dinheiro e passaporte

Caberá à Receita Federal definir os critérios e os procedimentos de habilitação de empresas

Redação
Por Redação
Comissão debate fim do monopólio da Casa da Moeda na produção de dinheiro e passaporte
Agência Câmara
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
GOOGLE Não perca nossas próximas notícias

Adicione nosso site às suas fontes preferidas para acompanhar nossas notícias. 📰

A comissão mista da Medida Provisória (MP) 902/19 promove na quarta-feira (12) audiência pública para debater a proposição, que acaba com o monopólio da Casa da Moeda do Brasil na fabricação de papel moeda e passaporte, entre outros. O texto determina que a exclusividade para a prestação desses serviços acaba em 31 de dezembro de 2023.

O debate contará com representantes da Casa da Moeda, do Ministério da Economia, da Receita Federal, da Polícia Federal e do Banco Central.

A MP 902/19, a ser relatada pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS), também retira o monopólio da Casa da Moeda na fabricação de moeda metálica, na impressão de selos postais e fiscais federais e no controle fiscal sobre a fabricação de cigarros.

Leia Também:

De acordo com a nova regra, a Casa da Moeda, sob supervisão e o acompanhamento da Receita Federal, fica habilitada em caráter provisório, até 31 de dezembro de 2021, a prestar os serviços de integração, instalação e manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos dos fabricantes de cigarro e a fornecer o selo fiscal para esses produtos.

Caberá à Receita Federal definir os critérios e os procedimentos de habilitação de empresas para o fornecimento dos equipamentos e para a prestação dos serviços. Ela também disciplinará o uso e os requisitos de segurança do selo especial, em papel ou em meio digital.

A expectativa do governo é a de que a retirada da exclusividade da Casa da Moeda na prestação de seus serviços poderá provocar uma reestruturação produtiva da empresa, com vistas ao aumento de sua eficiência e à busca de entrada em novos mercados, possibilitando a melhoria de seus resultados.

A comissão  é presidida pela deputada Benedita da Silva (PT-RJ).

O debate será realizado a partir das 14h30, na sala 9 da ala Alexandre Costa.

Evento interativo pelo e-Cidadania

FONTE/CRÉDITOS: Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Câmara

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR