São Paulo de Fato - As principais notícias do Brasil e do Mundo

Quinta-feira, 07 de Maio de 2026
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Futebol

Hora do VAR: CBF anuncia árbitro de vídeo no futebol brasileiro com estreia na Copa do Brasil

A partir desta quarta, partidas do mata-mata contarão com recurso bastante polêmico durante a Copa da Rússia

Redação
Por Redação
Hora do VAR: CBF anuncia árbitro de vídeo no futebol brasileiro com estreia na Copa do Brasil
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A partir desta quarta, partidas do mata-mata contarão com recurso bastante polêmico durante a Copa da Rússia; Santos e Cruzeiro serão palco da estreia da tecnologia em gramados verde-amarelos (Foto: Reprodução)

Pela primeira vez na história do futebol brasileiro o árbitro de vídeo será utilizado em competições oficiais, foi o que a CBF divulgou em uma entrevista coletiva nesta segunda (30), em sua sede na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Popularizado durante a Copa do Mundo da Rússia como VAR, o Árbitro Aassistente de Vídeo será inicialmente utilizado nas próximas partidas da Copa do Brasil, que retorna nesta quarta.

“As câmeras são exatamente as da transmissão. Cabe esclarecer que a empresa responsável pela geração de imagens não tem a mínima interferência no manuseio dessas imagens pelo árbitro de vídeo. Essa é uma responsabilidade exclusiva da CBF”, afirmou Manoel Sarapião, instrutor de arbitragem e criador do projeto para a competição.

Leia Também:

Para auxiliar os árbitros em campo, serão utilizadas entre 14 e 16 câmeras, além de uma sala para o VAR dentro dos próprios estádios, para registrar os lances que gerarem dúvidas e necessitarem revisão, como ocorreu no mundial da Rússia.

O recurso poderá ser consultado em quatro ocasiões: situações de gol em que haja dúvida se foi ou não; marcação de pênaltis que precise de revisão; faltas que originem cartão vermelho; e erro de identificação na aplicação de cartão a um jogador.

O custo da transmissão é de R$ 50 mil por partida, um total de R$ 700 mil aos cofres da CBF pelos 14 jogos do torneio nacional, das quartas-de-final até a grande final, em que o recurso tecnológico será utilizado. Na Rússia foram 33 câmeras em ação.

Além disso, mais quatro profissionais estarão auxiliando a arbitragem, sendo eles o juiz de vídeo, assistente, operador e supervisor. A Confederação Brasileira de Futebol também planeja a ministração de palestras a jogadores dos clubes na intenção de orientá-los a respeito do recurso adicional.

Segundo informado pela entidade futebolística foram treinados 80 árbitros, contudo somente 32 estão aptos para já apitarem as partidas com o VAR. O gerente de planejamento da tecnologia no Brasil, Ricardo Brêtas, esclareceu que “o objetivo não é acabar com o erro de arbitragem no futebol, e sim prevenir erros graves que podem comprometer o resultado de um jogo”, disse.

Apesar de ainda não ser utilizado nesta edição do Campeonato Brasileiro, a expectativa da CBF é que o recurso possa ser usado em breve no torneio de pontos corridos. "Na Copa do Brasil, teremos 14 jogos, e segundo dados da Fifa, há grande possibilidade de chegar a 98,8% de acerto nos lances, contra 93% sem o VAR. O planejamento da CBF está pronto para qualquer competição”, disse Sergio Correa, coordenador do árbitro de vídeo no país.

Vale lembrar que a própria CBF reclamou da utilização da tecnologia durante o mundial da Rússia, em um jogo da Seleção Brasileira, na estreia contra a Suíça. Na ocasião, a arbitragem da Fifa não reavaliou o lance do gol de empate adversário, quando numa cobrança de escanteio, Zuber fez falta em Miranda antes de cabecear para a meta e marcar, e em um susposto pênalti em Gabriel Jesus, já próximo do final da partida que terminou em 1 a 1. 

Confira abaixo a escala de árbitros que apitarão os jogos de ida das quartas da Copa do Brasil, com presença do VAR:

SANTOS X CRUZEIRO (01/08, às 19h30 - na Vila Belmiro)

Arbitragem de campo: Árbitro - Wilton Sampaio; Assistentes - Fabricio Vilarinho e Bruno Raphael Pires.

Arbitragem de vídeo: VAR - Bráulio Machado; Assistente - Helton Nunes; Apoio - Marcelo de Lima Henrique.

 

GRÊMIO X FLAMENGO (01/08, às 21h45 – na Arena do Grêmio)

Arbitragem de campo: Árbitro - Raphael Claus; Assistentes - Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Van Gasse.

Arbitragem de vídeo: VAR - Rafael Traci; Assistente - Alex Ang Ribeiro; Apoio - Luiz Flavio de Oliveira.

 

CORINTHIANS X CHAPECOENSE (01/08, 21h45 – na Arena Corinthians)

Arbitragem de campo: Árbitro - Wagner dos Santos Magalhães; Assistentes - Rodrigo Figueiredo Henrique e Alessandro Matos.

Arbitragem de vídeo: VAR - Pericles Bassols; Assistente - Bruno Boschilia; Apoio - Dewson Freitas.

 

BAHIA X PALMEIRAS (02/08, 19h15 – na Fonte Nova)

Arbitragem de campo: Árbitro - Anderson Daronco; Assistentes - Guilherme Dias Camilo e Kleber Lucio Gil.

Arbitragem de vídeo: VAR - Leandro Vuaden; Assistente - Ivan Bom; Apoio - Rodolfo Toschi.

 

BAIXE O APP SÃO PAULO DE FATO

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

INSCREVA-SE NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Comentários:
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!