A startup Desonera oferece uma consultoria tributária para revisão do valor do IPTU - Imposto Predial e Territorial Urbano, imposto anual cobrado pelos municípios sobre os imóveis urbanos, como casas, apartamentos e terrenos. Esse imposto tem como objetivo arrecadar recursos para o município e garantir o desenvolvimento de projetos e serviços públicos.
O contribuinte deve estar atento ao valor estabelecido pela prefeitura local, que tem autonomia para estabelecer as regras e alíquotas para o IPTU. Porém, muitas vezes o valor do IPTU está incorreto por uma série de motivos como, por exemplo, valor venal de imóveis, área construída, ano de construção, padrão de construção, entre outros.
Por meio de uma análise detalhada das informações do imóvel, a startup define estratégias para redução ou extinção de dívidas de IPTU, inclusive com a contestação de valores cobrados de forma irregular, que podem resultar na correção destas cobranças e até reembolso.
Uma equipe multidisciplinar faz a avaliação do valor venal do imóvel, analisa as notificações de lançamento para identificar possíveis erros, identifica casos em que a dívida de IPTU pode ser extinta, devido à prescrição, por exemplo, e ainda verifica e contesta a cobrança de juros abusivos.
“Um dos diferenciais da Desonera é o diagnóstico do IPTU 360º, que depois das análises financeira, jurídica e de engenharia, apresenta ao contribuinte as oportunidades de economia”, destaca o advogado Eduardo Ribeiro, um dos fundadores da startup.
A startup também oferece assistência para obtenção de isenções fiscais para aposentados e pensionistas, além de fazer uma verificação e validação de imunidades fiscais para organizações sem fins lucrativos e instituições religiosas, buscando a isenção de tributos indevidamente cobrados.
“Importante destacar que a Desonera oferece diagnóstico gratuito, após uma reunião com o especialista, que avalia as oportunidades de economia e apresenta as informações sem custo”, adiciona o advogado Gustavo Monteiro, também fundador da Desonera.
Já a engenheira e arquiteta Natasha Ribeiro chama a atenção para um outro diferencial da startup: a tecnologia aplicada. “As análises de todos os dados são precisas e garantem resultados eficientes e eficazes”, afirma a fundadora da Desonera.
Podem solicitar a consultoria da Desonera: proprietários de imóveis residenciais e comerciais, aposentados e pensionistas, instituições sem fins lucrativos, templos religiosos, administradoras de patrimônios imobiliários, incorporadoras, síndicos e administradoras de condomínios, entre outros contribuintes da cidade de São Paulo.
Sobre a Desonera – É uma startup que oferece consultoria tributária ligada exclusivamente ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), com o objetivo de auxiliar as pessoas a pagarem apenas o valor devido deste tributo. A startup foi fundada em 1º de julho de 2023, na cidade de Florianópolis/SC, pelos advogados tributaristas Gustavo Monteiro e Eduardo Ribeiro, pela engenheira e arquiteta Natasha Ribeiro, especialista em negócios digitais e em legalização de empreendimentos imobiliários. Atualmente, a startup está atuando nas cidades de São Paulo, Osasco, São Bernardo do Campo, entre outras.
Comentários: