São Paulo de Fato - As principais notícias do Brasil e do Mundo

Domingo, 21 de Junho de 2026
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Carnaval

São Paulo e Rio adiam desfiles de Carnaval para o feriado de Tiradentes

Decisão foi tomada após reunião nesta sexta-feira (21); festa de rua permanece cancelada

Redação
Por Redação
São Paulo e Rio adiam desfiles de Carnaval para o feriado de Tiradentes
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O secretário municipal de saúde do Rio, Daniel Soranz, disse que é uma decisão difícil, mas que “não há condições sanitárias para a realização do Carnaval na data prevista. Abril é muito mais seguro, é difícil que a variante Ômicron avance até lá. Não há possibilidade de fazer Carnaval a qualquer custo”.

Já o secretário de saúde de São Paulo, Edson Aparecido, explicou que é possível fazer um controle sanitário do público nos sambódromos e, assim, reduzir a possibilidade de contágio.

As secretarias de saúde ainda vão definir, com base na situação epidemiológica do período próximo à nova data do Carnaval, se será necessário protocolo ou não.

Leia Também:

“Jamais ficaríamos felizes em colocar as pessoas em risco”, disse Sidnei Carrioulo, presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, acrescentando que a medida foi “acertada”.

Em nota, a Liga Independente das Escolas de Samba (LIESA) do Rio de Janeiro disse que esse cenário já era previsto e que a decisão tomada foi “prudente”. Também informaram que todos os ingressos já adquiridos para os desfiles serão válidos para a nova data.

A ordem dos desfiles e horários serão os mesmos na capital fluminense.

A Liga das Escolas de São Paulo afirmou, também em nota, que apoia a decisão das prefeituras.

Em entrevista à CNN, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), disse que detalhes como o Carnaval de Rua ainda serão acertados.

Paes reconheceu a importância da festa para a economia das cidades, mas disse estar otimista que poderá ser contornada com a realização em outra data.

No começo de janeiro, as gestões municipais de São Paulo e Rio tomaram decisões parecidas ao cancelar os blocos de rua e manter, a depender da situação epidemiológica, os desfiles das escolas de samba nos sambódromos com medidas sanitárias como diminuição de público e obrigação do uso de máscaras para público e alegorias.

Leia a nota conjunta das prefeituras

As prefeituras do Rio e de São Paulo, sob a orientação de seus secretários de Saúde, optaram por adiar a realização dos desfiles das Escolas de Samba para o fim de semana do feriado de Tiradentes, em abril. A decisão foi tomada em respeito ao atual quadro da pandemia de COVID-19 no Brasil e a necessidade de, neste momento, preservar vidas e somar forças para impulsionar a vacinação em todo o território nacional.

O adiamento do carnaval foi decidido após uma reunião na noite desta sexta-feira, por videoconferência, em que estiveram presentes o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, o secretário de Saúde carioca Daniel Soranz, o secretário de Saúde paulistano Edson Aparecido, além dos presidentes das Ligas de Escolas de Samba de ambas as cidades.

Maiores informações sobre a nova programação do carnaval serão divulgadas 

FONTE/CRÉDITOS: cnnbrasi
Comentários:
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!