São Paulo de Fato - As principais notícias do Brasil e do Mundo

Segunda-feira, 14 de Julho de 2025
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Cultura

Prefeitura concederá vão-livre do Masp ao próprio museu por 20 anos para atividades culturais

Início dos trâmites para elaboração da escritura de concessão administrativa foi publicado no Diário Oficial da Cidade

Redação
Por Redação
Prefeitura concederá vão-livre do Masp ao próprio museu por 20 anos para atividades culturais
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Prefeitura de São Paulo irá conceder gratuitamente o vão-livre do Edifício Trianon, na Avenida Paulista, 1.578, para o Masp (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand), por 20 anos, para realização de atividades culturais. A medida foi publicada no Diário Oficial da Cidade e prevê uma possível renovação do acordo a critério da administração.  

No pedido para assumir a gestão da área, o Masp se propõe a assumir a responsabilidade pelas ações de zeladoria, podendo utilizar o espaço para promover atividades e projetos culturais, como exposições, eventos gratuitos de grande porte, implantação de programação sistemática, comissionamento de obras, instalações artísticas, projeções, oficinas, entre outras ações.  

O acordo será firmado após a Coordenação de Gestão de Patrimônio, da Secretaria Municipal de Gestão, elaborar a escritura de concessão administrativa. Os próximos passos da concessão com todos os detalhes sobre as contrapartidas solicitadas pela administração municipal serão publicados no Diário Oficial da Cidade.  

Leia Também:

Sobre o Masp  

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), primeiro museu moderno do país, é uma instituição privada e sem fins lucrativos, fundada em 1947, pelo empresário brasileiro Assis Chateaubriand. Entre os anos de 1947 e 1990, o crítico e marchand italiano Pietro Maria Bardi assumiu a direção do Masp a convite de Chateaubriand. As primeiras obras de arte do museu foram selecionadas por Bardi e adquiridas por doações da sociedade local, formando o mais importante acervo de arte europeia do Hemisfério Sul. Hoje, a coleção reúne mais de 11 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias e vestuários de diversos períodos, abrangendo a produção europeia, africana, asiática e das Américas.  

Inicialmente instalado na Rua 7 de Abril, no Centro da cidade, o museu foi transferido, em 1968, para a atual sede, na avenida Paulista, um arrojado projeto de Lina Bo Bardi e marco na história da arquitetura do século 1920. Utilizando como base vidro e concreto, Lina Bo Bardi criou uma arquitetura de superfícies ásperas e sem acabamentos luxuosos, que contempla leveza, transparência e suspensão. A esplanada sob o edifício, conhecida como “vão-livre”, foi concebida para tornar-se uma praça para uso da população.

Comentários:
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!