São Paulo de Fato - As principais notícias do Brasil e do Mundo

Sabado, 25 de Maio de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Variedades

Evento internacional propõe a experiência de percorrer a capital paulista por meio da literatura

Projeto Palavras: Lentes da Cidade promove debate sobre questões de gênero e intercâmbio cultural em diferentes pontos do centro de São Paulo

Redação
Por Redação
Evento internacional propõe a experiência de percorrer a capital paulista por meio da literatura
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

 

Entre os dias 8 e 12 de março, o projeto “Palavras: Lentes da Cidade” promoverá encontros literários no centro de São Paulo para debater questões de gênero e intercâmbio cultural. Com o objetivo de olhar a cidade por meio da literatura, o evento internacional traz autores holandeses renomados como Elle van Rijn, que lançará a bioficção “Órfãos de Amsterdã” sobre a resistência das mulheres frente ao Holocausto, e Frank Siera, diretor premiado que, por meio da leitura dramática, abordará quem é entendido como estrangeiro e como transformar uma palavra em ação. Trata-se de uma realização da produtora cultural Asterismo* com apoio do Consulado Geral dos Países Baixos. A programação completa está disponível no perfil do Instagram @aasterismo. 

No dia 8 de março, às 19h, a Livraria Megafauna receberá Elle van Rijn para o lançamento da versão brasileira do livro “Órfãos de Amsterdã”, além de bate-papo e sessão de fotos. Baseada em fatos reais, a obra conta a história da resistência de mulheres que salvaram crianças do campo de extermínio Auschwitz e mostra como a memória é fundamental para o presente e o futuro.  

Leia Também:

No dia seguinte, às 19h, o Sesc Consolação será palco da leitura dramática da peça “Ressaca de Palavras” com a participação do dramaturgo Frank Siera, e da mesa de debate “A palavra como ação: o lugar da Dramaturgia na Literatura” com Ronaldo Serruya, José Fernando Peixoto de Azevedo e mediação de Ana Vitória Prudente. O objetivo é promover o encontro entre a dramaturgia e a literatura considerando a importância da encenação.

Já na sexta-feira, dia 10, às 19h, a mesa “Cena Literária Contemporânea” terá Isabel Diegues (Editora Cobogó), João Belmonte (Projeto Geloteca), Fernanda Diamant (Livraria Megafauna e Editora Fósforo) com mediação de Lis Del Barco. O encontro acontecerá na Livraria Megafauna e discutirá a democratização da leitura, o cenário contemporâneo na literatura pela perspectiva do mercado, das possibilidades de políticas públicas de incentivo à leitura e à escrita e da democratização do livro. 

A importância da literatura para a infância e juventude será abordada na mesa “Literatura Infanto-juvenil: criando imaginários de mundos” no dia 11, às 10h30, na Biblioteca Monteiro Lobato. Busca-se pensar como políticas públicas de acesso à leitura são fundamentais para a democratização do acesso à educação, arte e cidadania. O debate contará com a autora Kiusam de Oliveira, o autor Fábio Monteiro e Thaís Sanchez, representante da Fundação Bernard Van Leer, que atua na difusão de bibliotecas para a primeira infância, além de Lígia Jalantonio, representante da Secretaria de Cultura do Município de São Paulo com mediação de Patrícia Cretti. 

Por fim, acontece a mesa “Ficção: entre utopia e distopia” no domingo, às 17h, no Museu Judaico de São Paulo, cujo objetivo é olhar para a cidade como um local de utopia e distopia a partir de textos de autores brasileiros e holandeses cujas histórias são atravessadas por questões de gênero, sexualidade e identidade na perspectiva de pertencimento afetivo, político e geográfico. O encontro terá Arnon Grunberg (participação remota), Mário Medeiros, Elle van Rijn e Marcelino Freire, com mediação de Ana Vitória Prudente. 

Todas as mesas propõem a representatividade e a diversidade como única forma de uma cidade viva. A produtora Asterismo é formada por três mulheres e isso se estende à construção de um evento que contemple a diversidade de gênero e étnico racial. “As diferenças não podem ser sinônimo de desigualdade e a cultura é um meio que deve promover a diversidade, mas para isso, é importante democratizar os acessos. Esse evento discute a ocupação da cidade também pela literatura, uma arte tão negligenciada em um país que ainda tem mais de 11 milhões de analfabetos”, pontua Ana Vitória Prudente, uma das idealizadoras e curadora do evento. 
 
 
Serviço
Projeto “Palavras: Lentes da Cidade” 

Lançamento do livro “Órfãos de Amsterdã”
Data: 08/03/2023
Horário: 19h
Local: Livraria Megafauna
Endereço: Av. Ipiranga, 200 - loja 53 - Centro Histórico de São Paulo - São Paulo. 

Leitura Dramática de Ressaca de Palavras
Data: 09/03/2023
Horário: 19h
Local: Sesc Consolação
Endereço: Rua Doutor Vila Nova, 245 Vila Buarque - São Paulo/SP 

Cena Literária Contemporânea
Data: 10/03/2023
Horário: 19h
Local: Livraria Megafauna
Endereço: Av. Ipiranga, 200 - loja 53 - Centro Histórico de São Paulo - São Paulo. 

Literatura Infanto-juvenil: criando imaginários de mundos
Data: 11/03/2023
Horário: 10h30
Local: Biblioteca Monteiro Lobato
Endereço: Rua General Jardim, 485 - Vila Buarque - São Paulo – SP 

Ficção: entre utopia e distopia
Data: 12/03/2023
Horário: 17h
Local: Museu Judaico de São Paulo
Endereço: Rua Martinho Prado, 128 - Bela Vista, São Paulo -

Comentários:
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!