Após o pedido de demissão de Alê Youssef da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo na noite de quarta-feira (25/8), o prefeito Ricardo Nunes (MDB) já escolheu a nova representante da pasta: a relações públicas Aline Torres, de 34 anos. Ela ocupava o cargo de adjunta da Secretaria de Inovação e Tecnologia.
De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, Aline é pós-graduada em Gestão de Projetos Culturais pela USP e atua nos movimentos negro e feminista. Ela foi candidata a deputada federal em 2018 pelo PDSB e a vereadora pelo MDB no ano passado.
Militante na área cultural, tem histórico de luta na família. O avô foi escravizado em uma fazenda no recôncavo baiano. Anos depois, a mãe decidiu se mudar para uma comunidade em Pirituba, na zona norte de São Paulo. A nova secretária estudou em um projeto social e ingressou na faculdade de Relações Públicas, onde era uma das três alunas negras.
Em 2019, foi selecionada entre 4 mil pessoas para ser aluna do Renova BR e se tornou embaixadora do Brasil no Conselho Pan-Africano (Pan-American Council).
E de acordo com o jornal Veja SP, a nova secretária foi diretora geral do Centro Cultural de Juventude Ruth Cardoso, na Zona Norte da cidade e trabalhou em projetos audiovisuais na TV Cultura. Na descrição do seu perfil no site da prefeitura, Aline diz também que atua como "pesquisadora da transformação cultural do racismo em espaços de poder e promover a inclusão por meio de políticas públicas e leis de incentivo à cultura"
Comentários: