São Paulo de Fato

Dos males o menor: Cuca vê bom resultado em empate sem gols contra o Independiente

Alvinegro chutou nenhuma vez, teve expulsão e segurou empate em 0 a 0 para decidir vaga no Pacaembu

Alvinegro chutou nenhuma vez, teve expulsão e segurou empate em 0 a 0 para decidir vaga no Pacaembu (Foto: Marcos Brindicci / Reuters)

O Santos conseguiu um empate importante contra o Independiente, na Argentina, nesta terça (21), pela partida de ida das oitavas de final da Taça Libertadores da América. Sem poupar jogadores, o time do técnico Cuca ainda teve um a menos, com Dodô expulso, porém, a equipe da Baixada conseguiu segurar o 0 a 0 e joga pela vitória em São Paulo.

A atuação em Buenos Aires não foi das mais brilhantes para o Peixe, já que a equipe paulista mal levou perigo ao gol adversário, finalizando nenhuma vez. No entanto, se fechou na defesa esperando a pressão argentina que não foi efetiva, apesar de finalizar 14 vezes e manter 65% da posse de bola no jogo inteiro.

“Lembro do Santos sair com 30 e poucas finalizações contra o América-MG e não ganhar. Quantas finalizações teve o adversário? Foi jogo de poucas chances e temos que valorizar o resultado”, disse Cuca, de forma otimista, em entrevista coletiva após o jogo.

Apesar do resultado, os santistas tiveram muita dor de cabeça durante a partida toda, muito por causa de um jogo bastante truncado e faltoso: no total foram 34 faltas (18 do lado santista contra 16 do Independiente) e nove cartões, sendo três amarelos e um vermelho para o Alvinegro Praiano.

“Jogamos um jogo compacto, numa zona de 40 metros, e não encaixamos um contra-ataque. Rodrygo e Bruno Henrique saíram machucados. Se estivessem em uma boa noite, teríamos grandes chances de fazer um gol. Hoje, mais do que jogar bem, era um bom resultado. Levamos a decisão para o Brasil”, comentou o treinador.

Entre os destaques no embate na capital argentina, os zagueiros Lucas Veríssimo e Gustavo Henrique foram os destaques. Graças ao apoio dos laterais santistas na defesa, os dois defensores conseguiram se postar muito bem na primeira linha alvinegra.

Por outro lado, do meio para frente, o Peixe não estava bem, com Carlos Sánchez e Rodrygo bastante sobrecarregados na marcação, este último saindo machucado por causa de uma entrada violenta no segundo tempo. A pior atuação foi de Bruno Henrique que não conseguiu aproveitar nenhuma das bolas que chegaram aos seus pés, fazendo uma partida ruim.

Contra o Independiente, o Peixe amarga mais uma atuação modesta na Libertadores deste ano, perdendo para Real Garcilaso, do Peu, e Nacional, do Uruguai, e apenas vencendo o Estudiantes, da Argentina, pela fase de grupos. No entanto, o empate desta terça deve sim ser comemorado, já que os meninos da Vila souberam segurar o time adversário – dos males o pior.

Tapetão – Com o resultado negativo em casa, o Independiente estuda entrar com um recurso contra o volante santista Carlos Sánchez. De acordo com o jornal argentino Olé, o clube alega que o atleta uruguaio deveria cumprir uma suspensão pendente e aplicada após uma partida em novembro de 2015, quando o volante, jogando pelo River Plate, foi expulso na semifinal da Copa Sul-Americana contra o Huracán, ambos da Argentina.

Naquela ocasião, a Commebol decidiu suspender o atleta de sua próxima partida em torneios continentais, que calhou de acontecer contra o próprio Independiente, nesta última terça.

No entanto, antes da partida dessa semana, a confederação sul-americana tomou em 2016 outra medida que reduziu pela metade todas as suspensões anteriormente aplicadas. Conforme informou o Santos, Sanchéz foi um dos beneficiados pela decisão.

Caso resolva realmente entrar com o recurso, o Independiente poderá exigir pontos pela “infração” cometida pelo clube paulista ao escalar um jogador que não deveria entrar em campo, e modificando o empate obtido na partida de ida. O confronto de volta entre os dois times ocorre na próxima terça (28), às 19h30, no Pacaembu. 

 

BAIXE O APP SÃO PAULO DE FATO

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

INSCREVA-SE NOSSO CANAL NO YOUTUBE

  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp

Veja também

Felipão é demitido do Palmeiras
22Out

Felipão é demitido do Palmeiras

Reunião na Academia define a saída do treinador

Libertadores: Palmeiras enfrenta o Godoy Cruz, e Flamengo pega o Emelec
22Out

Libertadores: Palmeiras enfrenta o Godoy Cruz, e Flamengo pega o Emelec

O Palmeiras é o dono da melhor campanha no geral..

Palmeiras revê San Lorenzo em SP após 20 anos de jogo que serviu como consolo
22Out

Palmeiras revê San Lorenzo em SP após 20 anos de jogo que serviu como consolo

Grupo F da Copa Libertadores

Carille esboça time do Corinthians com novidades no ataque para pegar o Grêmio
22Out

Carille esboça time do Corinthians com novidades no ataque para pegar o Grêmio

A maior novidade ficou na parte do ataque teste